Antigo lixão de Lajeado recebe cobertura
2005-04-06
As secretarias de Obras e Serviços Urbanos (Sosur) e de Meio Ambiente (Sema) finalizaram a cobertura de terra sobre o antigo lixão, junto ao aterro sanitário municipal. A medida visa amenizar o mau cheiro do local, bem como atender a exigência da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).
Foram 200 horas de tratores de esteira, 600 horas de caminhões e outras 300 de escavadeiras hidráulicas, totalizando um investimento de R$ 77.425,00. Esta é a terceira e última camada do lixão (80 centímetros de espessura), que armazena o material imprestável do município há 12 anos. Nesse tempo foram depositadas ali mais de 140 mil toneladas de lixo. Após a conclusão do aterro o solo será compactado e irá receber o plantio de grama e de 2,5 mil árvores. Desde 17 de dezembro o lixo está sendo depositado na nova célula do aterro, que tem 13,5 mil metros quadrados e a previsão de ser aproveitado por sete anos.
Além disso a prefeitura está também perfurando outros três poços de monitoramento de água subterrânea que existem nas proximidades do aterro.
A secretária de Meio Ambiente Simone Schneider destaca que atualmente o aterro já mantém um monitoramento constante de quatro poços, porém com a medida haverá um controle maior dos poluentes para não atingir a natureza. Nessa obra a Administração Municipal investe mais R$ 7 mil.
(O Informativo 05/04)