Mutirão alerta Canoas sobre recursos hídricos
2005-04-06
Alunos e professores da Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, que integram o Projeto Peixe Dourado, lançaram no dia 3 de abril o Mutirão da Responsabilidade em Canoas. Durante toda a manhã, um grupo de 15 estudantes realizou uma enquete no Calçadão do Centro.
Segundo a coordenadora do Peixe Dourado na escola, Maria Helena Carriço Canto, aproximadamente 99% das pessoas abordadas não conheciam os arroios de Canoas. Por essa razão, a atividade também era um chamamento à reflexão para a responsabilidade sobre os recursos hídricos da cidade. Além disso, será feito posteriormente um concurso para que a comunidade eleja o principal corpo hídrico do município. Mais tarde, o documento relatando todo o trabalho será encaminhado à Câmara de Vereadores. Na ocasião, também serão cobradas providências e intervenções por parte do poder público.
O Peixe Dourado é uma iniciativa do Comitê da Bacia do Rio dos Sinos (Comitesinos), que engloba 12 municípios. A Drummond de Andrade participa do trabalho desde 2001 e conta com apoio da Alberto Pasqualini - Refap S.A., da Secretaria Municipal de Educação e do Sindicato dos Professores de Canoas. (Diário de Canoas 05/04)