Pará ganha site com lista de espécies ameaçadas
2005-04-06
Um banco de dados das espécies da fauna e flora passíveis de ameaça de extinção no Pará estará à disposição para consulta. Na quarta-feira (6), está sendo lançado o site do projeto Espécies Ameaçadas, resultado do projeto Biota Pará, parceria entre o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) e a Conservação Internacional do Brasil (CI-BR). O site apresenta a relação preliminar das plantas e animais consideradas ameaçadas de extinção em vários níveis.
A formulação da Lista de Espécies Ameaçadas do Pará foi coordenada por pesquisadores do Museu Goeldi, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia, e conta com a colaboração de especialistas da Conservação, Ibama e Instituto Butantan.
O site
A meta da equipe de pesquisa, que vem se dedicando ao projeto há dois anos, é construir um Sistema de Avaliação de Espécies. A proposta foi apresentada em 2004 à Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Pará (Sectam) que encampou a idéia e se uniu ao Museu Goeldi e Conservação para transformar a intenção em instrumento de política pública para o gerenciamento ambiental do estado.
A comunidade científica e os demais interessados na conservação ambiental do Pará terão dois meses para consultar o site, avaliar o resultado do trabalho, sugerir e participar do processo de discussão do assunto. O coordenador do projeto, o pesquisador Alexandre Aleixo (Zoologia/MPEG), avisa que a Lista será finalmente consolidada no mês de junho, em um workshop que reunirá diversos especialistas em fauna e flora da Amazônia. O Pará será o quarto estado brasileiro a ter sua lista vermelha e a indicação mais precisa de como anda a perda da diversidade biológica. (EcoAgência 04/04)