Rios começam a recuperar volume em SC
2005-04-06
Os 170 milímetros de chuva registrados entre a noite de sexta-feira e a manhã de segunda-feira (4/4), 70% a mais do que choveu nos dois meses anteriores, praticamente terminaram com a estiagem no Oeste. Dos 17 municípios em racionamento, apenas três permanecem nessa situação: Jaborá, Presidente Castelo Branco e Jardinópolis.
O superintendente regional de negócios do Planalto e Oeste, Paulo Christ, disse que os três remanescentes são abastecidos por poços profundos, do Aqüífero Serra Geral, também chamados de poços artesianos. Christ disse que, apesar do grande volume de chuva, o reabastecimento dos lençóis freáticos é mais lento do que os sistemas de superfície. Por isso a Casan vai esperar mais alguns dias para avaliar a situação.
Nos demais, a chuva garantiu água pelo menos para os próximos 15 a 20 dias. Como está prevista mais precipitação, Christ disse que a tendência é normalizar o sistema.
– Foi o melhor final de semana dos últimos meses - comemorou seu colega de Casan, Antonio Baptiston.
Até em municípios onde o reservatório estava seco e era abastecido por caminhões-pipa, como em Nova Erechim, a situação normalizou. O agricultor Pedro Delevatti disse que o reservatório do Rio Lajeado Barreiro subiu dois metros. Faltam apenas 70 centímetros para alcançar o nível. Delevatti só lamentou que a chuva veio tarde para salvar seus seis hectares de soja.
Vegetação mostra sinais de recuperação
O chefe do Centro de Pesquisas da Agricultura Familiar da Epagri em Chapecó, Haroldo Tadeu Elias, disse que a chuva não normalizou, mas já permite o plantio das pastagens de Inverno e o começo da recuperação dos mananciais. O solo ainda sente o déficit dos meses de fevereiro e março, quando choveu apenas 8,2 e 91 milímetros. Mas a vegetação já mostra sinais de recuperação. Em Nova Itaberaba foi suspenso o racionamento e também o transporte de água para o interior. (Diário Catarinense 05/04)