34,2% não tem acesso a água potável
2005-04-06
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 34,2% dos municípios brasileiros não têm acesso à água potável, 17 milhões de pessoas vivem em domicílios superlotados e 35 milhões em residências sem tratamento de esgoto. Além disso, apenas 30% da população tem condições financeiras de participar do mercado imobiliário privado. As informaçõs são da Agência Brasil.
Diante desse cenário, a meta do governo federal para 2005 é aplicar 60% dos recursos destinados à habitação em subsídios para famílias que ganham até 5 salários mínimos. Elas representam 92% do déficit habitacional do país, que é de 7,2 milhões de moradias.
Segundo a secretária-executiva do Ministério das Cidades, Ermínia Maricato, o governo federal está trabalhando para atender mais famílias de baixa renda.
Em 2002, segundo ela, 70% da verba do governo destinada ao subsídio habitacional atendia famílias que ganhavam acima de 5 salários mínimos.
A secretária afirma que, como conseqüência dessa política, as famílias são levadas a morar à beira de córregos, nas encostas de morros e em outras áreas de proteção ambiental. Ermínia Maricato participou do 3º Simpósio Internacional sobre Pesquisa Urbana, que acontece até quarta-feira em Brasília. O evento é promovido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e Banco Mundial. (Dário de Cuiabá 05/04)