Governador defende revitalização do São Francisco
2005-04-06
O governador de Sergipe, João Alves Filho (PFL), criticou na Câmara Federal o projeto de transposição do Rio São Francisco. Ele defendeu que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que considera a obra prioritária, invista os mesmos R$4,5 bilhões previstos para gastar na obra - criticado por organismos internacionais, como o Banco Mundial (Bird), e pela imprensa estrangeira, a exemplo do The New York Times -, na revitalização do Velho Chico, como clama a população ribeirinha.
– Para viabilizar qualquer projeto de transposição, a primeira preocupação é evitar que o rio morra, e o rio está na UTI, alertou o governador, ao participar de uma audiência na Comissão Especial do Semi-Árido, presidida pelo deputado sergipano José Carlos Machado (PFL), um dos maiores críticos da obra na Câmara. Machado afirmou que o polêmico projeto contraria muitos e agrada poucos, e que, ao contrário do que diz a propaganda oficial da União e do PT, está longe de ser tecnicamente perfeito.
– O governo se equivoca quando diz que pretende levar água para matar a sede de nordestinos. Não é verdade: grande parte dessa água vai ser utilizada para criar camarão no Rio Grande do Norte, irrigar as terras no Ceará, quando nós temos condições de fazer tudo isso aqui dentro da própria bacia do Rio São Francisco, disse o parlamentar do PFL, que pretende realizar uma série de audiências para produzir um relatório com sugestões ao governo federal.
Foi o deputado sergipano quem apresentou requerimento que resultou na audiência pública na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, com o coordenador da transposição e chefe de gabinete do ministro Ciro Gomes (Integração Nacional), Pedro Brito, da qual participaram os deputados baianos Luiz Carreira (PFL), Fernando de Fabinho (PFL) e João Almeida (PSDB). Na ocasião, Brito admitiu que a pasta já esta licitando parte da obra antes da concessão, pelo Ibama, da licença ambiental. (Correio da Bahia 05/04)