Deputados criticam segurança nuclear no Brasil
2005-04-06
Parlamentares integrantes do grupo de trabalho que avalia a segurança nuclear no País estão preocupados em evitar novos acidentes, como o ocorrido em Goiânia (GO) com o césio 137, que resultou na morte de sete pessoas. De acordo com o relator do grupo, deputado Edson Duarte (PV-BA), o Brasil não está preparado para evitar acidentes radioativos.
Edson Duarte e o colega Paulo Baltazar (PSB-RJ), da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, estiveram hoje na capital goiana para visitar as vítimas do acidente ocorrido há 18 anos e o ferro velho onde foi encontrado o material radioativo. Os deputados participaram de uma mesa de debates que contou com representantes do Ministério Público de Goiás, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Associação das Vítimas do Césio 137, do Conselho de Psicologia e da Superintendência do Conselho Nacional de Energia Nuclear (CNEN).
Segundo Edson Duarte, há falhas no tratamento das vítimas. Ele afirma que a responsabilidade do grupo de trabalho aumentou muito após a visita a Goiânia. — Precisamos aprender a evitar um novo acidente. Para isso, é necessária uma estrutura que funcione, fiscais, legislação própria disse. — Esses trabalhos estão servindo para colher essas informações. (O Popular/Agência Câmara, 5/4)