Partidos do Reino Unido concordam que proteção ambiental ajuda a economia
2005-04-06
Todos os partidos políticos do Reino Unido concordam que a proteção ambiental ajuda a economia. Pelo menos é o que afirmaram publicamente as três maiores agremiações políticas, cujos líderes afirmaram, publicamente, que a proteção do meio ambiente não entra em conflito com questões econômicas, mas caminha lado a lado com elas.
Porta-vozes ambientais dos três maiores partidos do Reino Unido expressaram tais opiniões em um debate pré-eleitoral realizado na Casa dos Comuns pela Comissão Ambiental das Indústrias (EIC). Eles também concordaram que novas e mais limpas tecnologias são a chave para o confronto do desafio da mudança climática e de outros problemas ambientais.
O debate pré-eleitoral foi prestigiado por cerca de cem integrantes de empresas, dando a oportunidade para porta-vozes de partidos políticos responderem ao manifesto da EIC, chamado Campeões da Economia Verde.
Segundo Adrian Wilkes, secretário do EIC, o futuro parece brilhante para a indústria ambiental do Reino Unido, já que os três principais partidos estão unidos em seu desejo de sustentar uma revolução industrial verde. Segundo o ministro do Meio Ambiente, Elliot Morley, as indústrias e estabelecimentos de serviços da área ambiental atualmente empregam 400 mil pessoas e geram 25 bilhões de libras por ano, sendo este o setor que mais rapidamente cresce na economia do Reino Unido, sendo comparado a segmentos como aeroespacial e da indústria farmacêutica. O manifesto da EIC está no site: http://www.eic-uk.co.uk/images/EIC%202005%20%20Election%20Manifesto.doc (EIC, 4/4)