Alerta na Inglaterra sobre disposição de lixo nuclear
2005-04-06
Propostas para enviar o lixo nuclear britânico para o espaço ou para o fundo do mar não são praticáveis, alertou um comitê de aconselhamento do governo. O Comitê de Gerenciamento de Resíduos Radioativos (CORWM) recomenda que esse tipo de resíduo seja enterrado no subsolo ou armazenado temporariamente em unidades acima do solo.
Plantas de geração nuclear e armas de fogo deixaram o Reino Unido com um legado radioativo que agora não tem para onde ser destinado. E haverá ainda mais resíduos radioativos, à medida que mais estações nucleares forem desativadas.
O comitê consultou especialistas e o público durante 18 meses passados, e esta consulta resultou em quatro opções que considera viáveis. São elas: disposição em locais profundos, disposição em fases, em locais profundos, enterro superficial ou armazenamento temporário.
A disposição profunda é o processo de enterro permanente dos resíduos, entre 300metros e dois quilômetros de profundidade no subsolo, em área geologicamente apropriada, onde rochas agem como uma câmara protetora. A disposição profunda em fases é o mesmo processo, exceto que os resíduos podem ser recuperados.
O enterro superficial refere-se àqueles resíduos que são radioativos apenas por curto período de tempo. O armazenamento interino é uma solução temporária de gerenciamento.
O volume total de resíduos nucleares no Reino Unido é de 470 mil metros cúbicos, quando acondicionados e empacotados. Esse total inclui os resíduos a serem gerados nos próximos cem anos das centrais nucleares existentes e que serão desativadas (BBC, 4/4)