Aberta planta de biodiesel num aterro norte-americano
2005-04-06
Gordura restante de alimentos fritos e gases de aterro estão sendo usados para produzir combustível biodegrável em uma nova planta de manufatura de biodiesel no aterro de Denton. A Indústria de Biodiesel, com sede na Califórnia, construiu a planta que foi aberta na última Terça-feira (5/4).
A cidade de Denton investiu no projeto e irá comprar 300 mil galões de biodiesel por ano, durante cinco anos, utilizando o combustível em seus 386 caminhões de lixo, de serviço, ônibus e outros equipamentos que hoje usam o diesel comum.
–Não acredito que alguém queira que 10 soldados morram por semana por petróleo estrangeiro. Não penso que qlguém queira respirar ar nocivo. Queremos viver em um mundo melhor para as nossas crianças, disse a atriz Daryl Hannah, que estava na cerimônia de abertura. –Aqui nós temos a solução perfeita, acrescentou. Hannah usa biodiesel em seu Chevy El Camino, modelo de 1983.
A Indústria de Biodiesel planeja oferecer o produto a cidades que queiram utilizá-lo em veículos a diesel. Em princípio, o combustível não será vendido diretamente ao público. –Esta é a primeira parceria público-privada para a produção de uma porção própria de combustível a partir de óleos reciclados e de gás de aterro, disse Joe Jobe, diretor-executivo do Conselho Nacional de Biodiesel, uma associação de comércio.
A cidade de Denton pagou US$ 650 mil para a Indústria de Biodiesel, a fim de ajudá-la a equipar a planta. A empresa de Michigan DTE Biomass Energy Inc vai extrair o gás do aterro. (The State, 2/4)