A farra do boi segue acontecendo em Florianópolis
2005-04-05
A farra do boi, que é proibida pela legislação, continua acontecendo no Norte da Ilha, em Florianópolis. Somente no sábado duas ocorrências foram denunciadas pelos moradores. A Central de Emergência 190 da Polícia Militar confirmou uma farra na Praia de Ponta das Canas.
Segundo a morador que ligou para redação do Diário Catarinense, sábado à tarde, a primeira farra aconteceu na madrugada. Cerca de 70 pessoas molestavam o animal dentro de um terreno na rodovia de acesso à Praia Brava. A segunda aconteceu, às 15h30min, no mesmo local e não houve apreensão do animal.
– Recebemos o comunicado e quando chegamos na região o boi estava em um matagal. Não tivemos como interromper pelo difícil acesso - disse o coordenador da Central de Emergência 190, capitão Ferreira. Outra ocorrência foi atendida pela PM de Porto Belo na noite de sexta-feira, no Bairro Araçá. Os policiais conseguiram interromper a farra e precisaram sacrificar o animal.
A tradição açoriana foi proibida por uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em 1997, em todo o território nacional. Mesmo assim, a Polícia Militar já recebeu mais de 270 chamadas desde o início do ano no Litoral catarinense. Para tentar impedir que a farra do boi se perpetue nas novas gerações, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa do Cidadão (SSP) firmou uma parceria com a Secretaria de Estado da Educação para incluir uma disciplina sobre a polêmica tradição da farra do boi. Além disso, um fiscal do Ibama esteve acompanhando a farra e deve expor um relatório propondo mudanças nas técnicas de repressão. (Diário Catarinense 04/04)