Presidente do World Resources Institute avalia pesquisa da ONU sobre o planeta
2005-04-05
A pesquisa mais abrangente realizada sobre o estado do planeta confirmou, na semana passada, que as atividades humanas estão esgotando os recursos naturais. A Avaliação dos Ecossistemas do Milênio, coordenada pela ONU, deu um panorama global a problemas que até então só tinham sido contabilizados em âmbitos regionais. O levantamento, que envolveu 1.360 pesquisadoores de 95 países, foi idealizado há quatro anos pelo World Resources Institute (WRI), de Washington. O vice-presidente científico da instituição. David Jhirad, explicou à Revista Época como ir além dos dados. Leia a entrevista.
Época – Qual é o principal desafio para manter a capacidade do planeta de nos sustentar?
David Jhirad – Existe uma degradação generalizada, principalmente na capacidade dos oceanos para fornecer recursos pesqueiros. Mas o que mais desafia a engenhosidade humana são as mudanças climáticas provocadas pelo efeito estufa.
Época – Como reduzir os gases de efeito estufa na atmosfera sem apoio do governo dos EUA, responsáveis pelas maiores emissões?
Jhirad – Mesmo sem iniciativa federal, os Estados americanos estão criando legislações que estimulam a redução das emissões. E um grupo de grandes empresas já criou um mercado na bolsa de Chicago para negociar créditos de redução de carbono, principal gás de efeito estufa.
Época – Apesar dos alertas científicos, o cidadão comum não vê as mudanças climáticas como uma ameaça palpável. Como mudar isso?
Jhirad – Esse cenário vai mudar. Nos últimos meses, grupos religiosos, como o Conselho Nacional de Igrejas e várias igrejas evangélicas, assumiram a campanha. E eles foram decisivos em lutas históricas, como a abolição da escravidão nos EUA. Espero que não seja necessário nenhum evento catastrófico para que as pessoas acordem.
Diagnóstico da Terra: Principais dados da Avaliação dos Ecossistemas do Minlênio, da ONU
Como o planeta mudou
* Um quarto da superfície da Terra é destinada à prática da agricultura
* A água retida em represas quadruplicou desde 1960. Há entre 3 e 6 vezes mais água nos reservatórios do que nos lagos e rios
* A taxa de extinção de espécies animais aumentou 1.000 vezes acima da média histórica
Os recursos da Terra
* Dos 24 serviços que a natureza oferece, como regulação do clima, 15 estão degradados
* A água doce usada excede em 5% a 25% a reposição natural dos rios e depósitos subterrâneos
* As regiões áridas já representam 41% da superfície da Terra, abrigam um terço da população e detém 8% do suprimento de água
Para os próximos 50 anos
* De 10% a 20% das florestas serão desmatadas. Mas as florestas dos países desenvolvidos vão crescer
* A demanda global por alimentos aumentará entre 70% e 85% e a de água entre 30% e 85%
* A quantidade de nitrogênio de fertilizantes despejada nos rios crescerá de 10% a 20% matando os peixes de regiões costeiras. (Época, 4/4)