Europa proíbe milho transgênico da Syngenta
2005-04-05
A Comissão Européia (CE), braço executivo da União Européia, disse na sexta-feira que a empresa suíça de biotecnologia Syngenta confirmou que seu milho transgênico, o BT10, contém um gene resistente à ampicilina, um antibiótico amplamente utilizado. A CE havia declarado na semana passada que deplorava as importações não autorizadas para a Europa do BT10.
Os órgãos reguladores da União Européia informaram que as importações, mesmo sem autorização do BT10 para a Europa, estão sendo realizadas desde 2001 para países como França e Espanha.
A Autoridade Européia de Segurança Alimentar disse que o gene resistente ao antibiótico não deveria estar presente em colheitas para comercialização de alimentos. Entretanto, a Syngenta afirmou que esse gene fica inativo no BT10 e que portanto não constitui perigo para a saúde humana. As agências federais reguladoras dos Estados Unidos começaram uma investigação depois que a Syngenta lhes revelou ter vendido inadvertivamente a BT10 nos EUA durante quatro anos sem aprovação. A Syngenta precisa fornecer à Comissão Européia informações sobre a estrutura do BT10, para que sua presença possa ser detectada pelos governos nacionais. (GM, B-12)