Cetesb controla poço que explodiu em Tatuapé
2005-04-05
A presença de vapores de combustíveis foi a causa da explosão de um poço na última quarta-feira (30/3), em Tatuapé (SP). A Companhia Tecnológica de Saneamento Ambiental (Cetesb), através de seu setor de Operações de Emergência, está acompanhando o acidente, registrado no Auto Posto Albatroz – Rua Júlio César Moreira, 100, esquina com a Avenida Sapopemba, no Jardim Pirane.
Segundo os técnicos da Cetesb, havia sido detectado 100% do Limite Inferior de Inflamabilidade (LII) no interior do poço, indicando a presença de vapores de combustível. Já na avaliação feita em galerias subterrâneas de águas pluviais e de passagem de cabos telefônicos, localizadas em área externa ao posto, não se detectou a presença de vapores inflamáveis.
Devido a esta situação, a Cetesb exigiu, imediatamente, o esvaziamento dos oito tanques de armazenamento de combustível do posto, além de medidas para eliminar os índices de inflamabilidade no interior do poço. O Departamento de Controle do Uso de Imóveis (Contru), da Prefeitura de São Paulo, interditou o estabelecimento. E os representantes do posto lacraram o poço, a fim de evitar eventuais fontes de ignição, e iniciaram a retirada do combustível dos tanques.
Quanto ao trabalho de exaustão dos vapores, a empresa contratada pelos responsáveis pelo posto estavam finalizando os preparativos para essa operação e deve continuar acompanhando os trabalhos emergenciais nos próximos dias.