EPA avalia multas recorde por violações referentes a chumbo
2005-04-04
Os donos e gerentes de quatro apartamentos residenciais em Richmond, na Virgínia, Estados Unidos, foram multados em um valor recorde de US$ 84,224 mil por violações à legislação de controle do uso de chumbo em pinturas. Esta é a maior pena já avaliada como resultante de problemas com uso de chumbo.
A lei determina que donos de terras e agentes que aluguem ou vendam propriedades residenciais construídas antes de 1978 concedam aos novos proprietários, arrendatários ou locatários informações pertinentes a tinturas à base de chumbo. No caso em questão, todas as propriedades envolvidas foram construídas antes de 1978.
– O envenenamento pode ser prevenido. Se os pais estão preocupados com que suas crianças possam estar sendo expostas a pinturas baseadas em chumbo, eles podem submeter a testes tanto as suas residências quanto as próprias crianças, e aprender passos preventivos que podem ser tomados para evitar o envenenamento, afirma Donald S. Welsh, administrador da EPA para a área central da região Atlântica. As partes têm o direito de apelar ao Comitê de Aconselhamento Ambiental.