Plataformas de petróleo podem ser usadas para pesca no Golfo do México
2005-04-04
Milhares de plataformas de petróleo e gás natural no Golfo do México poderiam ser convertidas em unidades de pesca em águas profundas, obtendo-se, a partir delas, frutos do mar como atum por exemplo. Este é um plano que voltou com a administração do presidente George W. Bush.
Durante anos, biólogos marinhos e empresas de petróleo experimentaram o uso de plataformas gigantes como base para a cultura marinha, mas o uso comercial dessas plataformas nunca evoluiu porque o governo federal foi relutante em abrir os oceanos aos pescadores e produtores rurais.
Contudo, em dezembro, o presidente Bush propôs facilitar o lançamento dessas unidades de pesca na costa da nação. Isto, segundo ele, poderia ser resolvido por meio de superação de obstáculos legais e regulatórios, conforme informações da Casa Branca. A pesca em profundidade, nos oceanos, é limitada a águas sob jurisdições estaduais, onde as permissões tendem a ser mais fácil de se obter. Em países como o Havaí, existe a pesca do salmão nesta modalidade. Esta prática torna-se cada vez mais importante à medida que os alimentos marinhos contam com cerca de US$ 7 bilhões para o déficit do comércio exterior dos países. (ABCNews, 03/04)