Caspa e células epiteliais influenciam na mudança climática
2005-04-04
Restos de material celular, como os da caspa e os da epiderme, podem influenciar na mudança climática, segundo um estudo científico cujas conclusões foram reveladas por um de seus responsáveis, Ruprecht Jaenicke, da Universidade de Mainz, na Alemanha.
Segundo ele, todas as partículas influenciam, de algum modo, nas radiações e no clima. Ele assinalou que é necessário conhecer todos os ingredientes contidos na atmosfera se se pretende lutar contra a mudança climática.
Todas as partículas suspensas no ar influenciam na formação da chuva, nas precipitações, nas nuvens. –Assim como funciona a natureza, explicou o especialista. Por isto, assinalou, se o clima vai ser modelado, é preciso reconhecer os distintos ingredientes na atmosfera: o pó mineral, os sulfatos, os restos orgânicos e até mesmo as partículas celulares, disse.
O pesquisador ressaltou que todos esses componentes foram fruto de muitas investigações nos últimos tempos, exceto os relacionados às partículas celulares, que, na maioria dos casos, demandam investigações a respeito de seus possíveis efeitos que, sabe-se agora, são maiores do que se pensava. (El Mundo, 03/04)