Governo espanhol e Greenpeace levarão energia limpa a colégios
2005-04-04
O Ministério da Indústria da Espanha e a Greenpeace firmaram um acordo para impulsionar, em conjunto, a implantação de energia solar em escolas. Fazem parte do projeto 52 centros escolares de todo o país. O projeto, chamado Solariza-te, está agora incorporando mais 50 estabelecimentos de ensino.
O novo convênio dá continuidade ao primeiro, firmado em 2002, e que tinha como propósito instalar eneregia solar fotovoltaica em 52 centros de ensino público, selecionados em todas as Comunidades Autônomas, ampliando o âmbito de atuação a outros centros de titularidade pública destinados a atividades desportivas ou culturales, e estendendo sua vontade de colaboração a novas convocatórias anuais.
Com recursos de 1,28 milhão de euros, o novo convênio se propõe a realizar outras 50 estações solares piloto, dando prioridade a centros adstritos à Rede de Escolas Solares da organização ecológica.
Até agora, das 52 instalações previstas no primeiro convênio, foram executadas 36 e estão conectadas e em funcionamento 20 delas, com uma produção acumulada de eletricidade da ordem de 30.099 KWh, o que evita a emissão, para a atmosfera, de 29,2 toneladas de dióxido de carbono. As 50 novas instalações produzirão cerca de 144 mil KWh anuais, evitando a emissão de 138 toneladas de dióxido de carbono. (El Mundo, 03/04)