Governo de Portugal aciona primeiro nível de prevenção contra a seca
2005-04-04
O Conselho de Ministros criou, na quinta-feira passada (31/3), a Comissão para a Seca 2005, que coloca todo o território continental no primeiro nível de prevenção em relação à utilização de água. A comissão é coordenada pelo Instituto Nacional da Água (Inag), incluindo um conjunto de outras entidades, entre as quais a Associação Nacional dos Municípios Portugueses.
Segundo o ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, Nunes Correia, a comissão será constituída até amanhã (5/4) e vai se reunir, pela primeira vez, formalmente, no prazo de dez dias. De acordo com ele, todo o território nacional já foi colocado no primeiro dos quatro níveis de prevenção, prevendo-se neste nível mínimo ações tendentes para a melhoria da eficiência dos sistemas de abastecimento público e para a instalação de contadores e aumento de vigilância dos sistemas.
O nível 1 de prevenção, referido pelo ministro, prevê ainda a reutilização de águas para usos compatíveis e a realização de campanhas se sensibilização para uso eficiente da água.
No entanto, Nunes Correia admitiu que, em muito curto prazo, algumas zonas do país sejam colocadas nos níveis 2 e 3 de prevenção – que prevêem situações de alerta em relação à falta de água e a aplicação de medidas restritivas na utilização da água. –Se no período da Primavera a precipitação continuar abaixo do normal, poderão ser adotadas medidas restritivas de utilização da água, advertiu Correia, acrescentando que, neste momento, cerca de 4,3 mil pessoas já têm sido afetadas por cortes no abastecimento de água. (Ecosfera, 2/4)