Usina de biodiesel de Passo Fundo será uma das maiores
2005-04-01
O projeto de construção de uma usina de biodiesel em Passo Fundo prevê a produção de 69 milhões de litros do combustível na primeira fase de funcionamento. Os investidores pretendem faturar R$ 150 milhões ao ano, com a geração de 110 empregos diretos. Segundo Marcos Cittolin, secretário de Desenvolvimento de Passo Fundo, a usina será uma das maiores de biodiesel do país.
O coordenador do Programa Gaúcho de Biodiesel, Davi Chazan, avaliou que, se a fábrica sair do papel, poderá atender com folga a toda a demanda gaúcha, estimada em 54 milhões de litros por ano quando entrar em vigor a exigência de misturar 2% de biodiesel no diesel comum. Até 2008, essa mistura é opcional. A produção anual da unidade do Planalto Médio também corresponde a 8,6% da necessidade nacional de biodiesel, estimada pelo Ministério das Minas e Energia em 800 milhões de litros por ano até 2008.
O projeto da usina de biodiesel no Planalto Médio foi revelado na quarta-feira pelo secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Kalil Sehbe, e confirmado pela prefeitura de Passo Fundo, que ofereceu área, instalações e incentivos fiscais e econômicos para o empreendimento. (ZH, 30)