Ibama vai retomar debate sobre integração do Rio São Francisco
2005-04-01
Após a realização de audiências públicas em oito estados brasileiros, o Ibama vai retomar no próximo dia 11 de abril um encontro extra para debater o projeto de integração do Rio São Francisco. A audiência pública acontecerá às 18h30, no município de Montes Claros (MG). São esperadas 800 pessoas no debate.
A audiência pública tem como objetivo apresentar o projeto de integração às comunidades, e explicar o que ele significa para a população do semi-árido. Além disso, o encontro vai ouvir as preocupações e críticas ao projeto de integração.
O diretor substituto de Licenciamento e Qualidade Ambiental do Ibama, Luiz Felipe Júnior, explica que Montes Claros foi escolhida por ser a cidade mais próxima do médio Rio São Francisco. – É um pólo regional que congrega uma série de cidades que estão às margens do rio, isso faz com que a participação da população do São Francisco fique facilitada, diz.
O projeto de integração do São Francisco com as bacias hidrográficas do sertão nordestino prevê a transferência de águas para abastecer rios e açudes da região Nordeste que possuem pouca água durante os períodos de seca. As obras são consideradas prioritárias para o governo no setor de infra-estrutura, tanto que o Orçamento Geral da União para 2005 reservou R$ 1 bilhão para a execução da obra.
A obra terá dois canais, com 700 quilômetros de extensão, 25 metros de largura e 5 metros de profundidade, e um sistema de bombeamento da água que vai corrigir os desníveis existentes em todo o percurso. O projeto está em sua fase final de aprovação, restando apenas o relatório do Ibama para o início do processo de licitação das obras.
O diretor do Ibama comentou que o parecer técnico sobre o Estudo de Impacto Ambiental está perto de sua conclusão. – A equipe técnica já está praticamente finalizando o seu parecer, e com a realização da audiência pública, se não houver impasses novos a serem analisados, ela pode concluí-lo em poucos dias, afirmou. (Correio Braziliense 30/03)