Grupo de Trabalho Nuclear da Câmara vai ao RJ e a Goiânia
2005-04-01
O Grupo de Trabalho da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados, criado para avaliar a situação da segurança e fiscalização do setor nuclear, vai estar no Rio de Janeiro, dia 4 de abril, e, em Goiânia, no dia 5 de abril. O objetivo da visita é ouvir especialistas, autoridades públicas e entidades que atuam no setor.
No Rio de Janeiro, dia 4, os parlamentares vão se encontrar com os professores Luiz Pinguelli Rosa, da UFRJ, e Anselmo Páschoa, da PUC/RJ. Também vão se encontrar com duas entidades, a Associação dos Fiscais em Energia Nuclear (Afen) e Sociedade Angrense de Proteção Ecológica (Sapê), que tem sede em Angra dos Reis.
Em Goiânia, dia 5, pela manhã, os deputados vão se reunir com o Ministério Público e as entidades que compõem o Fórum Permanente de Prevenção e Controle dos Acidentes Radiológicos Nucleares. Do Fórum, fazem parte entidades como Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Associação das Vítimas do Césio 137, entre outras.
A próxima saída do GT será para São Paulo, na semana seguinte. Serão ouvidas especialistas e algumas entidades da sociedade civil. Numa segunda fase, o grupo visitará órgãos públicos – Comissão Nacional de Energia Nuclear, Ministério da Saúde, Ministério do Trabalho – e, finalmente, as instalações nucleares do país.
O GT é constituído pelos deputados federais Edson Duarte (PV-BA), Fernando Gabeira (PV-RJ), Luciano Zica (PT-SP), Paulo Baltazar (PSB-RJ), presidente do grupo, e Sarney Filho (PV-MA).
De acordo com Edson Duarte, relator do Grupo, nesta primeira fase os deputados ouvirão diversas visões da sociedade civil sobre o tema. –Vamos ouvir tanto os teóricos, os estudiosos, acadêmicos, quanto aquelas pessoas que, literalmente, sentiram na pele os efeitos cruéis da radiatividade, como é o caso de Goiânia, disse Edson. –Nossa intenção é ter um quadro real da questão para que, posteriormente, nos habilitemos a fazer propostas ao setor, concluiu o deputado.