A temporada de caça às focas acaba de ser aberta no Canadá, em meio a protestos de ambientalistas, que lançaram um boicote mundial a produtos canadenses. Com o início da temporada, centenas de caçadores já se lançaram ao mar em busca das milhares de focas que habitam os arredores gelados das Ilhas Madalena, no Canadá.
Em meio a chuvas e neblinas persistentes, os pescadores já começaram a matar os primeiros exemplares de um total de 320 mil que têm permissão para caçar este ano. Deste total, estima-se que cerca de 90 mil serão caçadas nas proximidades das Ilhas Madalenas. As demais devem ser capturadas nas águas do Atlântico, perto da Terranova, a partir de 12 de abril.
De acordo com o Sea Shepard e outros grupos ambientalistas que lançaram a campanha mundial de repúdio à caça de focas, a matança gera cerca de US$ 15 milhões.
A grande maioria dos animais mortos tem de três semanas a três meses de idade e é abatida com golpes na cabeça ou rifles. Segundo a lei canadense, o primeiro golpe deve deixar o animal inconsciente, para evitar um sofrimento desnecessário. De acordo com as ONGs ambientalistas, entretanto, isso nem sempre ocorre. Depois de mortas, as focas têm sua pele retirada para comercialização. (O Globo, 30/3)