Pesquisa norte-americana informa que CO2 continua a aumentar
2005-04-01
A concentração atmosférica de gases de efeito estufa como o dióxido de carbono continuam a aumentar, tendo chegado a um novo pico, segundo pesquisadores norte-americanos.
O dado - 378 partes por milhão (ppm) – foi obtido por um laboratório no Havaí onde atuam especialistas que são dos mais confiáveis em termos de estudos do clima. O aumento, no ano passado, chegou a ser menor do que o registrado nos dois anos anteriores. Porém, a tendência de alta mantém-se, como tem acontecido desde que as medições começaram no topo do vulcão Mauna Loa, há meio século.
A pesquisa foi realizada sob coordenação do Laboratório de Diagnóstico e Monitoramento do Clima, que faz parte da Agência Atmosférica Nacional Oceânica (NOAA).
– O mais impressionante é que temos visto os níveis de dióxido de carbono aumentarem a cada ano desde 1958, afirmou o diretor do laboratório, Dr. Pieter Tans. Segundo ele, a taxa de crescimento na década passada foi duas vezes maior do que a encontrada em 1960. Conforme o pesquisador, as variações no crescimento das taxas podem ser explicadas por vários fatores, como mudanças nas taxas em que plantas e oceanos absorvem o dióxido de carbono. Mas ele e seus colegas concluíram que o aumento firme das emissões totais pode ser atribuído a causas humanas. (BBC, 31/3)