Tempo ruim prejudica trabalhos após o terremoto
2005-04-01
Equipes de resgate dizem não esperar que haja mais sobreviventes do terremoto ocorrido nesta semana na Indonésia. O mau tempo está atrasando os esforços de ajuda às vítimas na ilha indonésia de Nias, a mais duramente afetada pelo terremoto nesta segunda-feira (28/3).
Trabalhadores que fazem resgate abandonaram a busca de sobreviventes na principal cidade, Gunung Sitoli, e irão concentrar esforços em outros lugares.
Apenas seis nações sob risco elegíveis para receberem alertas tomaram as medidas necessárias desde sexta-feira passada (25/3), quando foi dado um alerta. Elas receberão dados de centros de detecção dos Estados Unidos e do Japão.
Nações que ficam ao redor do Oceano Índico concordaram, há três semanas, em um encontro nas Nações Unidas, que enquanto esperam por um sistema de alerta de escala completa a ser desenhado e construído, elas devem usar sistema já disponíveis.
A partir de hoje (1º de abril), dados de sismos coletados pela Agência Meteorológica Japonesa e pelo Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, no Havaí, serão enviados a seis nações que estabeleceram unidades para coletar e distribuir os dados. A Agência das Nações Unidas coordena o sistema, denominado Estratégia Internacional para Redução de Desastres. A Agência Meteorológica do Japão irá enviar mensagens de fax alertando sobre possíveis tsunamis dentro de 30 minutos a partir da detecção de tremores de terra. (BBC News, 31/3)