Estudantes ganham dinheiro com reciclagem
2005-03-31
Os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Gentil Viegas Cardoso, do Jardim Algarve, em Alvorada, criaram um projeto de reciclagem que acabou envolvendo a comunidade.
Sem bolas e redes para a educação física e apoio financeiro para o Projeto Remar, do qual 60 alunos fazem parte, os 3,3 mil estudantes propuseram à direção da escola reunir garrafas PET, latas e papel na vizinhança para revender e obter recursos.
- Eles decidiram não esperar mais pela ajuda do governo. A iniciativa conseguiu trazer a família de volta à escola - conta o diretor, Ben-Hur Biermann Mousquer.
Entusiasmados com o projeto dos filhos, alguns pais construíram uma gaiola onde são alojadas as garrafas plásticas. Uma sala nos fundos do prédio foi transformada em depósito dos papéis recolhidos.
As latas serão colocadas em tambores prometidos por uma empresa de transporte do município, que pretende doá-los ao projeto. Aos poucos, os moradores estão conhecendo a proposta da escola e passando a participar. Adriana Ferreira Neta, 18 anos, estudante do 2º ano do Ensino Médio e presidente do Grêmio Estudantil, conta que tem recebido doações dos vizinhos e dos parentes para a iniciativa. (ZH, 32)