Vila no Amapá terá sistema de energia solar
2005-03-31
O Ministério de Minas e Energia está apoiando a implantação do primeiro projeto de geração de energia solar alternativa no Amapá. Trata-se do Sistema de Energia Alternativa Solar Fotovoltaica, que garante energia 24 horas para os moradores da vila do Sucuriju, localizada na costa Oeste do Amapá. O projeto é resultado de uma parceria firmada entre governo do Amapá, Eletronorte e a empresa British Petroleum (BP) Solar do Brasil.
Com uma população de 800 habitantes, a vila está situada na foz do Rio Sucuriju, que deságua no Oceano Atlântico. O transporte marítimo é a única forma de acesso à vila, o que dificulta o fornecimento de energia elétrica pelos métodos tradicionais, que envolvem o uso de cabos e redes. A comunidade dispunha de um gerador, que oferecia energia por apenas quatro horas diárias.
Com o sistema de energia alternativa fotovoltaica os moradores passaram a ter energia elétrica 24 horas. Segundo Franklin Pereira Santana, engenheiro da Companhia de Eletricidade do Amapá responsável pelo projeto, a energia solar é mais confiável por estar livre de sobrecargas e ser uma alternativa mais prática, já que utiliza baterias.(Amazônia.org, 30/03)