Ibama diz que risco de novo desastre ambiental em Cataguases é pequeno
desastre de cataguases
gestão de substâncias químicas
2005-03-31
Técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) vistoriaram nessa terça-feira o local onde há dois anos um derramamento de um bilhão de litros de resíduos químicos poluiu o Córrego do Cágado e os Rios Pomba e Paraíba do Sul na cidade de Cataguases, na Zona da Mata de Minas Gerais.
A visita foi feita para avaliar o trabalho de recuperação realizado pela empresa florestal Cataguases. Segundo o Ibama, medidas de segurança foram adotadas e, hoje, é pequeno o risco de um novo desastre ecológico. Ainda é aguardado um relatório da Agência Nacional das Águas que vai apontar se houve ou não mudança no número de espécies de peixes no Rio Pomba.
De seis em seis meses, autoridades fazem um monitoramento na região. A empresa está em dia com o Ibama, mas ainda contesta na Justiça a multa de R$ 50 milhões aplicada pelos prejuízos causos. Além disso, 38 produtores rurais que tiveram a propriedade afetada pelo produto ainda não receberam indenização pedida, que é superior a R$ 200 mil. (O Globo 30/03)