Zoobotânica e Unisinos firmam protocolo de intenções
2005-03-31
A Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos, firmaram ontem (30/3) Protocolo de Intenções para o desenvolvimento de um Projeto denominado Entorno Unisinos. O protocolo visa a realização de atividades direcionadas à preservação e recuperação do meio ambiente, aliadas à promoção de melhorias sociais para as populações do entorno do Campus da universidade, do Parque Zoológico e da Reserva Florestal Padre Balduíno Rambo, e ao desenvolvimento econômico regional dentro de uma perspectiva sustentável.
As entidades envolvidas se comprometem à implementar o zoneamento ambiental das áreas inicialmente indicadas para usos de preservação e conservação ambiental, incluindo a regularização fundiária da Reserva e a definição de usos e ações de interesse recíproco, com vistas a incrementar o desenvolvimento tecnológico, a pesquisa científica e a educação ambiental, aliados à preservação e recuperação dos recursos naturais e ecossistemas locais.
A área do Parque Zoológico é de 820ha, localizada entre os municípios de São Leopoldo e Sapucaia do Sul, sendo que 160 correspondem à área de visitação pública do Zôo e o restante integra a Reserva, antigo Horto Florestal de São Leopoldo, formada por mata de eucaliptos e algumas áreas de ecossistemas do tipo banhado. A reserva é hoje um dos últimos remanescentes de área verde urbana o que lhe confere um valor inestimável para a qualidade de vida na Região Metropolitana.