Seminário Reflorestamento e Desenvolvimento Sustentável
2005-03-31
Promovido pelo site Ambiente Já, foi realizado no dia de ontem, quarta-feira, o seminário Reflorestamento e Desenvolvimento Sustentável, no Centro Plaza de Convenções, Porto Alegre – RS. O evento, que reuniu mais de 400 pessoas, abordou temas relacionados com as perspectivas da cadeia de negócios com madeira no Sul do Brasil. O evento foi aberto pelo Governador Germano Rigotto e contou como a presença de autoridades do Estado do Rio Grande do Sul e do Município de Porto Alegre, bem como de prefeitos de várias cidades gaúchas. Em seu discurso o Governador Rigotto apresentou planos visando reflorestar na metade sul do estado um milhão de hectares, triplicando em uma década o faturamento da cadeia de negócios florestais dos atuais R$3,5 bilhões para R$10 bilhões e proporcionando 400 mil empregos. A Sociedade Brasileira de Silvicultura (SBS) esteve representada pelo seu presidente, Engº. Amantino Ramos de Freitas, que apresentou a primeira conferência do seminário sobre o tema Os Riscos de um Apagão Florestal – Oferta e Demanda de Madeira na Região Sul.
Rigotto citou que o Estado ganhou 37 mil hectares de novas florestas em 2004 e que a meta para este ano é que sejam florestados mais 40 mil hectares.
— O florestamento é uma alternativa de aumentar o desenvolvimento, com a conseqüência natural de descentralizar o pólo moveleiro, hoje concentrado na região da Serra, e atrair novos investimentos em celulose, porque teremos matéria-prima, disse o governador. Os financiamentos da Caixa RS, via Pro Flora, com juros de 8,75% ao ano, são um atrativo aos investidores da cadeia florestal.
Mais notícias sobre o evento estarão disponíveis no decorrer da semana.