Ásia teme mais um terremoto na Indonésia
2005-03-31
Um terceiro terremoto poderá atingir a região da ilha indonésia de Sumatra nos próximos três meses. O alerta foi feito ontem por cientistas do Instituto de Geociências da Austrália, entidade que previu com exatidão o tremor dessa segunda-feira, que espalhou o pânico por vários países do Sudeste Asiático.
Em 26 de dezembro de 2004, um abalo sísmico de 9 graus na escala Richter gerou uma tsunami que varreu a Indonésia e outros dez países, matando quase 300 mil pessoas. A estimativa é que o abalo de 8,7 graus na escala Richter desta segunda-feira tenha deixado até 2 mil mortos na ilha indonésia de Nias.
Até ontem, haviam sido recolhidos 430 corpos de vítimas do terremoto, 330 em Nias e cem na ilha de Simeulue, onde uma onda de 3 metros de altura causou danos materiais. O balanço deve aumentar, porque segue o resgate entre os escombros.
Na principal cidade da ilha de Nias, Gunung Sitoli, pelo menos 80% dos prédios foram destruídos. Depois de enfrentar dois tremores secundários de 6 graus na segunda-feira e um de 5 graus ontem, a região indonésia registra estradas intransitáveis, danos no aeroporto e corte no fornecimento de água. (CP, Capa)