Polícia apreende 500 quilos de peixe na DF-180
2005-03-30
Em cinco dias, a Companhia de Polícia Ambiental (CPA) apreendeu cerca de 500 quilos de peixes em uma barreira policial montada na DF 180, caminho de Brazlândia. Entre os motivos, estão a utilização de equipamentos proibidos para a pesca e a quantidade de peixe por veículo superior à permitida no Distrito Federal, que é de 30 quilos. O bloqueio, que funciona durante 24h, foi montado na quinta-feira, 26, e acaba nesta terça-feira, 29.
De acordo com o Tenente Ferreira da CPA, a expectativa é que cerca de dois mil veículos sejam revistados até amanhã . – Vamos apreender tudo o que os pescadores trouxerem de irregular, ressalta Ferreira.
Além da fiscalização, a CPA realiza uma campanha educativa nas rodovias. Apoiados por uma Organização Não Governamental (ONG), ambientalistas ensinam a melhor forma de proteger o meio ambiente e como proceder na pescaria. Eles alertam quanto aos tamanhos dos peixes, já que só é permitido a pescaria daqueles que já atingiram tamanho ideal para reprodução. O tucunaré e o surubim pintado, por exemplo, só podem ser pescados depois que atingirem 20 e 80 centímetros, respectivamente.
Ferreira alerta que carros flagrados com materiais proibidos - como tarrafas, redes e espinhéis - também terão o pescado apreendido, mesmo que ele esteja dentro do limite permitido. Os quase 500 quilos de peixe já recolhidos serão doados para instituições carentes do DF e Entorno. (Correio Braziliense 28/03)