Rio Paraíba terá margens reflorestadas
2005-03-30
As margens do Rio Paraíba serão reflorestadas a partir da próxima semana. A entrega dos kits será feita pelo chefe da Superintendência de Administração Ambiental da Paraíba (Sudema) José Ernesto durante o lançamento do Projeto Paraíba Verde, que tem como objetivo fazer o reflorestamento de várias áreas do Cariri paraibano e, ao mesmo tempo, o replantio da nascente do Rio Paraíba, localizada na Serra da Jabitaca (Pico da Bolondeira), no município de Monteiro.
Para o desenvolvimento do Projeto Paraíba Verde, a Sudema está mantendo parcerias com as prefeituras que vão receber kits de jardinagem, composto de carro de mão, ferramenta de jardinagem e sementes. Além disso será implantado postos de produção de mudas nos municípios de Ouro Velho, Prata e Amparo. Dentro dessa parceria, técnicos da Sudema irão ministrar cursos de como será o replantio das mudas nas que também serão distribuídas pelo órgão. Essas mudas constam de plantas nativas e medicinais e Ainda farão a capacitação dos professores para poderem fazer o desenvolvimento dos alunos para terem conhecimento do processo de preservação ambiental.
Estação experimental
Durante a visita que o superintendente da Sudema fará ao Cariri, o superintendente vai anunciar para o município de Amparo a instalação de uma estação experimental; para Ouro Velho, um centro de Ciência e Tecnologia e, para o município de Prata, uma granja orgânica. Além de anunciar esses benefícios, José Ernesto vai assinar convênio com as Prefeituras de Ouro Velho, Prata, Amparo, Camalaú e Congo com o objetivo de implantar o Zoneamento Ecológico/Econômico de cada município. Para o município de Monteiro está prevista a assinatura de convênio para a recuperação da nascente do Rio Paraíba, quando será anunciada a implantação em cada cidade beneficiada pelo Paraíba de um viveiro de plantas nativas para o reflorestamento do rio. No município de Amparo, para discutir a ação a ser implantada pelo Governo do Estado no Cariri foi realizada na semana passada sessão especial na Câmara Municipal, com a presença de prefeitos de Amparo, Ouro Velho, Prata, representantes da Sudema, Funasa, Sebrae e dos Bancos do Brasil e do Nordeste.