Repsol acerta com a Venezuela aumento de 60% de sua produção na Espanha
2005-03-30
A Repsol YPF firmará vários acordos estratégicos com a estatal venezuelana Petróleos de Venezuela (PDVSA), que prevêem a criação de uma sociedade mista e a ampliação da produção de hidrocarbonetos da empresa hispano-argentina no país sul-americano, em até 60%.
Segundo informação da Repsol, os acordos também prevêem a entrada, no principal projeto venezuelano, de Gás Natural Liquefeito (GNL), assim como a construção e a gestão de uma planta de geração de energia elétrica na área de Barrancas.
O presidente da Repsol YPF, Antonio Brufau, firmará estes acordos em Caracas com o ministro de Energia e Minas da Venezuela e presidente da PDVSA, Rafael Ramírez, coincidindo com a visita do presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, à Venezuela.
En relação à sociedade mista, que se converterá em uma das maiores produtoras da Iberoamérica, a entidade venezuelana participará com 51% do capital, enquanto que a Repsol ficará com os 49% restantes. Esta participação permitirá à Repsol YPF incrementar sua produção atual bruta de 100.000 barris diários para 160 mil (60%). A sociedad mista PDVSA-Repsol YPF será a primeira com estas características constituída na Venezuela, quinto maior produtor de óleo cru do mundo e primeiro fornecedor do mercado norte-americano. (El Mundo, 29/3)