Justiça da Califórnia acata planos de limpeza de área poluída
2005-03-30
Rejeitando os argumentos do Condado de Los Angeles, de uma coalizão de cidades e de empresas locais, uma Corte Superior considerou amplamente regional o plano de limpeza de uma área de esgotos que causa transtornos às praias locais. A decisão judicial é a última na série que inaugurou uma batalha legal entre autoridades da Califórnia, da área de águas costeiras, que vêm, nos últimos anos, impondo requerimentos para reduzir a poluição da água, e cidades e grupos de indústrias que consideram o expediente caro e injusto.
O plano de limpeza da orla de Los Angeles requir das agências do goveno e dos construtores que as águas residuais sejam limpas antes de chegarem ao oceano. Entre as medidas, o plano exige o desenvolvimento de novos filtros antipoluição para capturar os contaminantes, além de inspeções mais rigorosas nas unidades industriais que mais produzem dejetos, o que fica especialmente visível quando chove.
Os oponentes incluem o governo do Condado de Los Angeles e a Associação das Indústrias de Construção, que congrega ainda um grupo de pequenas cidades, como Acadia e Monrovia, que estão reclamadno do impacto econômico que terá a medida.
–Este será, sem dúvida, o maior desafio aos planos de descontaminação e limpeza que já vimos, disse o procurador David Beckman, do Conselho de Defesa dos Recursos Naturais, que interveio no caso em favor do Estado. (Los Angeles Times, 29/3)