Pesquisadores apontam possíveis causas da seca na região Sul
2005-03-29
Especialistas em clima são cautelosos em estabelecer relações diretas entre a seca que castiga a região sul do país e o aquecimento global, causado pelo lançamento na atmosfera de gases de efeito estufa. Dois estudiosos não descartam que a seca possa ser conseqüência do aquecimento, mas dizem que falta histórico para comprovar a relação de causa e efeito.
Augusto José Pereira Filho, professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, afirma que o aquecimento global, ao reduzir a diferença entre as temperaturas dos pólos e do Equador, modifica as condições de pressão do planeta e altera o regime de organização de frentes frias. Com isso, as chuvas tendem a se concentrar em pontos do globo, fazendo com que haja mais precipitações em determinados lugares e menos em outros.
Outra suposta causa apontada para a falta de chuva no Sul é a Amazônia. O Sul brasileiro, o Uruguai e a Argentina recebem a umidade oriunda da floresta amazônica de novembro a fevereiro. Com a intensificação das queimadas e a diminuição da floresta em pé, a umidade que chega nessas regiões teria diminuído. (Carta Capital, 30/03)