Carreta com hidrogênio tomba na BR 116
2005-03-29
Um caminhão que transportava hidrogênio comprimido tombou na madrugada de domingo (27/3), na BR 116, por volta das 3h30min. O acidente, ocorrido nas proximidades do km 418, na pista sul, sentido São Paulo-Curitiba, no Município de Juquiá, no Vale do Ribeira, foi atendido por técnicos do Setor de Operações de Emergência e da Agência Ambiental de Registro da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb).
O veículo, pertencente à Transportadora Júlio Simões Ltda., com carga da empresa White Martins, tombou na Rodovia Régis Bittencourt ao transportar 12 cilindros (tubulões) de aço contendo 320 metros cúbicos de hidrogênio comprimido cada um, perfazendo um volume total de 3.840 metros cúbicos.
Com o tombamento, o caminhão caiu ao lado da pista, em uma depressão de aproximadamente quatro metros, onde o hidrogênio escapou pelas válvulas de segurança e se incendiou.
A carga tinha como origem a empresa White Martins, de Volta Redonda, no Rio de Janeiro, e estava sendo transportada para Barra Velha, em Santa Catarina. Dos doze tubulões, oito se incendiaram e tiveram de ser resfriados pelo Corpo de Bombeiros. Os quatro cilindros restantes terão o hidrogênio liberado para atmosfera, para que possam ser removidos do local, permitindo assim o destombamento do caminhão.
Para o químico Jorge Goveia, do Setor de Operações de Emergência da Cetesb, os procedimentos neste tipo de operação são demorados e exigem muita cautela, em função da periculosidade do produto envolvido, que exige extremo cuidado em sua manipulação por ser altamente inflamável.
No início da manhã de domingo, a Polícia Rodoviária Federal liberou para o tráfego todas as pistas do sentido Norte e, em seguida, no início da tarde, foi liberada uma faixa do sentido Sul. Não existe previsão para o termino da operação de resfriamento e remoção da carga.