Agência Espacial Européia desenvolve software para lixo espacial
2005-03-29
A Agência Espacial Européia (ESA) desenvolveu um software, batizado como DRAMA, para avaliar o risco de um fragmento de lixo impactar contra uma nave ou satélite. O programa DRAMA (Debris Risk Assessment and Mitigation Analysis) está disponível de forma gratuita para a comunidade espacial e pode ser utilizado para avaliar o risco de qualquer missão sofrer um impacto catastrófico, segundo informa a ESA, em seu website.
Não obstante, a ESA assinala que, apesar de contar com esta ferramenta, é difícil que a situação do lixo espacial melhore se não forem feitos esforços concretos, coordenados e sistemáticos para prevenir o risco de impactos.
Neste sentido, a entidade sugere que os operadores das naves espaciais deveriam evitar a fragmentação deliberada ou involuntária dos aparatos, assim como as colisões ou estalidos voluntários ou acidentales, poios estes são a maior forte de dejetos impossíveis de serem rastreados, sendo, portanto, os mais perigosos. De 18 a 20 de abril, em seu Centro Europeu de Operações Científicas (ESOC), em Darmstad (Alemanha), a instituição realizará a IV Conferência Européia do Lixo Estadual. (El Mundo, 28/3)