Insetos raros levam ativista à Suprema Corte americana
2005-03-29
Um homem do Texas, apoiado por defensores dos direitos de propriedade, está tentando recorrer à Suprema Corte para apelar para o Ato das Espécies Ameaçadas.
Fred Purcell, um dentista aposentado que comprou um rancho em Four Point, Austin, em 1999, alega que uma construção próxima está degradando a sua área, tendo feito desaparecer insetos como o percevejo, considerado essencial para preservar o equilíbrio ecológico.
Four Points era um local transversal, não explorado, localizado 15 milhas a noroeste de Austin quando Purcell e seus sócios compraram 216 acres há 22 anos. Mas a área de Austin aumentou seu tamanho ao triplo. Nas terras de Purcell e sócios, havia insetos de caverna, os chamado percevejos, que agora estão sob ameaça por causa das construções vizinhas.
O problema é que esta é uma espécie protegida por lei, pelo chamado Ato das Espécies Ameaçadas. Na semana que vem ou nas próximas, espera-se que a Suprema Corte decida se vai ouvir Purcell contra o governo federal – pois há obras do governo prejudicando os insetos.
Segundo observadores legais, porém, se Purcell vencer o caso, ele não poderá proteger mais da metade das 1.264 espécies cobertas pela lei. Ambientalistas assinalaram que isto poderia centralizar a proteção das espécies, inclusive ameaçando algumas preciosas, como a pantera da Flórida. (Los Angeles Times, 28/3)