Grande terremoto abala Sumatra e há alerta de novo tsunami
2005-03-29
Um grande terremoto, de mais de 8 graus na escala Richter, abalou, no final do dia de ontem (28/3), a costa da ilha de Sumatra, na Indonésia, destruindo centenas de casas e fazendo os residentes entrarem em pânico. Segundo oficiais do governo, um alerta de tsunami fo dado desde lá até Sri Lanka.
O Serviço Norte-americano de Pesquisa Geológica disse que o tremor, que ocorreu às 11h9min (horário local), foi avaliado na magnitude de 8.2, mas um registro posterior indicou que a intensidade foi de 8.7, disse Paul Earle, pesquisador da instituição.
Centenas de casas ficaram seriamente danificadas na ilha de Nias, fora da costa de Sumatra, perto do epicentro do sismo. Dezenas de pessoas podem Ter sido soterradas pelos deslizamentos de terra, informou Agus Mendrofa, deputado do distrito.
Nias, um renomado ponto de surfe, já havia sido seriamente abalado no dia 26 de dezembro de 2004, quando o terremoto e o tsunami causaram a morte de pelo menos 175 mil pessoas em 12 nações do Oceano Índico. Agora, pelo menos 340 residentes de Nias estão em situação de risco e 10 mil tiveram que abandonar suas casas.
Conforme oficiais da Indonésia, o epicentro do sismo ocoreu 56 milhas ao sul da ilha de Simeulu, distante da costa oeste de Sumatra.
Em Banda Aceh, cidade de Sumatra mais duramente afetada pelo tsunami de dezembro, o terremoto de ontem causou corte de eletricidade. Centenas de pessoas foram para as ruas, em pânico. (NY Times, 28/3)