ANP quer incentivar debate sobre programa do biodiesel
2005-03-28
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) quer incentivar o debate sobre a implantação do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel. Uma das idéias é organizar fóruns regionais, a começar pelo Nordeste.
Em reunião na quarta-feira (23/03), o diretor-geral em exercício da ANP, Haroldo Lima, os diretores John Forman e Newton Monteiro e superintendentes da agência ressaltaram a necessidade de promover a inclusão de pequenos e médios produtores, além de garantir a qualidade do novo combustível e captar financiamento para o programa.
A ANP publicou, no final do ano passado, a regulamentação que estabelece a especificação do biodiesel e a estrutura da cadeia de produção, distribuição e comercialização do combustível para uso comercial em todo o país, por meio da adição de 2% ao diesel derivado de petróleo (B2). Essa mistura poderá ser feita pelas refinarias ou pelas distribuidoras de combustíveis, a exemplo do modelo adotado para a adição de álcool anidro à gasolina comercializada pelos postos revendedores.
O biodiesel é um combustível renovável que pode ser produzido a partir de oleaginosas como mamona, soja, dendê, palma e girassol. A adição de 2% de biodiesel não exigirá alterações nos motores movidos a diesel. (O Globo 24/03)