Contaminação de águas reduz colônias de golfinhos na Ásia
2005-03-28
As populações asiáticas de golfinhos que vivem em rios estão sofrendo uma severa redução devido, sobretudo, à contaminação da água. A advertência é das ONGs WWF/Adena, que manifestaram esta preocupação durante a passagem do Dia Mundial da Água, na última terça-feira (22/3).
Em uma nota, a WWF/Adena assinalou que a situação é muito preocupante porque os golfinhos de rios são indicadores chave de saúde dos rios e da disponibilidade de água limpa para as pessoas que habitam em suas orlas.
A vida desses animais ocorre em algumas das bacias fluviais mais povoadas do mundo, como a do Rio Ganges, onde vivem 10% da humanidade e onde os habitantes dependem de suas águas. A maior ameaça para os golfinhos é a contaminação das águas, seja por atividades industriais ou agrícolas. A captura desses animais também é problemática para o ecossistema.
A maior situação de perigo para os golfinhos está no Rio Yangtze, onde há somente 13 exemplares. No Ganges, há 2 mil golfinhos, quase a mesma quantidade que no Irrawaddy, em águas do Pacífico asiático. No Paquistão, não existem mais de 1,1 mil exemplares. (El Mundo, 22/3)