Começa cadastramento dos usuários da bacia do rio São Francisco
2005-03-24
A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco, junto com a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), iniciou em Pernambuco, o cadastramento dos usuários das águas da bacia hidrográfica do rio São Francisco. A iniciativa da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Ministério da Integração conta ainda com o apoio dos Comitês de Bacia, do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, da Chesf e da Fundação para o Desenvolvimento da Agronomia.
É o primeiro cadastro completo sobre a utilização das águas do São Francisco e seus afluentes. Com o título Você já conhece o Velho Chico. Agora, ele quer conhecer você, a campanha tem por objetivo conhecer a quantidade de água que é retirada dos rios, poços e reservatórios da região, e de que maneira essa água é utilizada. Em uma segunda etapa, todas as informações coletadas serão armazenadas e ficarão disponíveis para a sociedade em um banco de dados nacional. Esses dados também servirão de base para que Municípios, Estados e Comitês de Bacia planejem o desenvolvimento sustentável da bacia do rio São Francisco.
Todas as propriedades devem ser visitadas por cadastradores credenciados. É importante que o usuário forneça informações corretas, mesmo aqueles que utilizam apenas uma pequena quantidade de água. São feitas perguntas sobre a forma de utilizar a água e sobre a produção de cada empreendimento. Também está sendo registrada a localização do ponto de retirada de água, que pode estar nas margens de um rio, açude ou poço. Após o preenchimento do formulário, o usuário recebe um número para ter acesso às informações que foram registradas sobre o seu empreendimento. A consulta pode ser feita pela Internet, ou pelo telefone da Central de Atendimentos da ANA (0800-644-3001). Em Pernambuco o trabalho começou nas regiões de Pontal (trecho das barragens de perenização), Garças (açude Saco II até a foz), Pajeú (área de influência dos açudes Barra do Juá, Serrinha e Jazigo) e Brígida (área de influência do açude de Entremontes até a foz e Moxotó). (Governo do Estado de Pernambuco, 23/3)