Lei atrai empresas de baixo impacto em Cuiabá (MT)
2005-03-24
O projeto de lei que cria o Centro Tecnológico de Cuiabá foi aprovado por unanimidade na sessão de ontem da Câmara Municipal. A mensagem 041 do Executivo foi entregue pelo prefeito Wilson Santos na quarta-feira passada junto com outras cinco mensagens. De acordo com o projeto de criação do Centro, a intenção é atrair empresas de base tecnológica que investem me processos produtivos de baixo impacto ambiental.
Esta matéria foi uma indicação do vereador Francisco Vuolo (PPS) que adiantou que na próxima sessão apresentará um requerimento solicitando a realização de uma audiência pública para discutir a implementação efetiva do Centro. – Também pretendemos discutir com as quatro esferas que estão diretamente ligadas ao projeto: união, estado, município e a iniciativa privada, disse Vuolo.
Esta é a segunda das cinco mensagens entregues pessoalmente por Wilson Santos na semana passada. A primeira foi aprovada em caráter de urgência, também por unanimidade, no mesmo dia em que foi entregue, em sessão extraordinária convocada pela Mesa Diretora. Ela trata da inclusão de Cuiabá no Conselho de Desenvolvimento de Segurança Alimentar. Por conta da mensagem, a capital passa a fazer parte do programa Fome Zero, do Governo Federal.
O próprio prefeito anunciou que acreditava que não teria impedimentos para não conseguir a aprovação das matérias e que a relação com os parlamentares estava na base do paz e amor. Uma outra mensagem do executivo que estava em pauta era que trata da representação de uma lei de 2001, que permitiu que a prefeitura cedesse uma área a uma empresa de informática.
Ela foi retirada da pauta para que os vereadores fizessem algumas alterações. A intenção do prefeito é de revalidar os direitos que a prefeitura havia concedido a essa empresa que é de fabricação de computadores. Ainda faltam ser apreciadas as mensagens que regulamenta os cargos comissionados na Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), a que regulamenta a reestruturação da vice-prefeitura e a que cria o Fundo do Bem Estar Social.
Além da aprovação da mensagem, os vereadores derrubaram mais uma vez um requerimento de autoria do vereador Valtenir Pereira (PT), que solicitava a ida da secretária de Bem estar Social, Lueci Ramos, à Casa prestar esclarecimentos sobre a secretaria. Antes de optarem pela derrubada, os vereadores tentaram retirá-la de pauta e ter uma conversa entre eles sobre o assunto, conforme informou Valtenir. Ele não aceitou e preferiu manter o requerimento na pauta de apreciação. (Diário de Cuiabá 23/03)