Polônia proíbe milho geneticamente modificado
2005-03-24
A Polônia proibiu uma espécie de milho geneticamente modificado produzida pela Monsanto, ignorando recomendação da União Européia de que o produto é seguro. – Como não foram realizados testes na Polônia com esse tipo de milho transgênico, há o risco relacionado com a ameaça aos negócios dos agricultores ambientalistas, informou o governo polonês.
br>Por causa disso, enquanto a Polônia não concluir seus próprios testes, o governo registra um pedido para proibir as sementes do milho transgênico MON810 e a sua venda pelo prazo de dois anos. A Polônia junta-se à Alemanha, França, Áustria, Luxemburgo e à Grécia no veto à importação de produtos agrícolas geneticamente alterados que foi aprovada pela União Européia.
A Comissão Européia (CE), órgão executivo da União Européia, anunciou ontem que apresentará uma proposta aos 25 países da região que estão tentando suspender essas regras. Os governos estão divididos sobre a aceitação dos produtos transgênicos. Considerando que os governos nacionais não tem condições de chegar a um acordo, a CE, responsável pela administração do bloco, talvez consiga aprovar produtos que foram submetidos ao seu centro de testes. (GM, B-12)