Qualidade das águas dos rios de SP será apresentada hoje
2005-03-23
Com a passagem do Dia Mundial da Água, celebrado ontem (22/3), a Companhia Tecnológica de Saneamento Ambiental (Cetesb) aproveita a manhã desta quarta-feira (23/3) para apresentar o Relatório de Qualidade das Águas Interiores. O documento, publicado anualmente pela instituição, será levado a público na Assembléia Legislativa do Estado, a partir das 10h.
Publicado anualmente desde 1978, o relatório está estruturado por bacias hidrográficas - ou Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRHIS) - e também pelos três usos preponderantes dos recursos hídricos: abastecimento público, proteção da vida aquática e balneabilidade.
O documento foi gerado com base em informações levantadas por uma rede de 316 estações manuais de monitoramento e 14 automáticas, distribuídas em 149 dos 645 municípios do Estado, com um volume aproximado de 60 mil análises químicas, físicas e biológicas das águas e sedimentos. No ano passado, a Cetesb também acompanhou a qualidade das águas brutas de 61 captações utilizadas para o abastecimento público de cerca de 20 milhões de habitantes.
O relatório apresenta ainda os percentuais de coleta e tratamento de esgotos domésticos, dados sobre cargas orgânicas potenciais e remanescentes domésticas, além dos respectivos corpos de água receptores desses lançamentos em cada um dos 645 municípios do Estado.
Os resultados apontados têm como objetivo subsidiar as ações de controle de poluição, os comitês de bacia e as administrações municipais, estadual e federal, nas ações de recuperação da qualidade das águas dos rios e reservatórios existentes no território paulista.