Nível recorde de descarte de plástico nas praias inglesas
2005-03-23
O mau hábito de jogar lixo plástico fora – em qualquer lugar – fez crescer em 82%, na década passada, o volume de descarte deste tipo de material nas praias inglesas. A avaliação é da Sociedade de Conservação Marinha.
Uma pesquisa da sociedade de observação das praias – Beachwatch – feita em 2004 constatou uma média de uma peça de plástico a cada meio metro de praia examinada.
No total, em termos de variedade, a quantidade de lixo até caiu um pouco, de 2.075 itens por quilômetro analisado em 2003 para 1.897 itens por quilômetros quadrado, mas este valor ainda é duas vezes superior ao encontrado há dez anos. E o levantamento encontrou mais plástico na praia do que jamais havia detectado antes desde que o trabalho da Beachwatch começou, em 1993.
O descarte de plástico conta para mais de 60% de tudo o que é descartado nas praias inglesas, com uma média de 1.106 itens de plástico por quilômetro. O plástico pode prejudicar animais marinhos, que se enroscam nele, ou então que o ingerem, quando se trata de pequenas peças. Animais como baleias, tartarugas marinhas e outros morrem por causa da ingestão de plástico.
Um total de 3.093 voluntários fizeram a limpeza e monitoraram 269 praias na costa da Grã-Bretanha em setembro do ano passado. (The Independent, 22/3)