Coréia do Norte afirma que aumentou seu arsenal nuclear
2005-03-22
A Coréia do Norte anunciou ontem (21/3) que reforçou seu arsenal de armas nucleares como medida de defesa diante da invasão que, segundo o governo de Pyongyang, está sendo preparada pelos Estados Unidos.
Em um comunicado da Cadeia Central de Rádio norte-coreana citado pela agência Yonhap, da Coréia do Sul, o regime comunista assinalou sua plena capacidade para fazer frente a uma invasão cujos preparativos são as atuais manobras conjuntas dos Estados Unidos e da Coréia do Sul.
–Adotamos medidas firmes incrementando o arsenal de armas nucleares em prevenção a qualquer tentativa de invasão por parte de nossos inimigos, informou a rádio oficial. O comunicado detalha que as manobras militares conjuntas que forças dos Estados Unidos e da Coréia do Sul celebram nesta semana são os preparativos da guerra contra a Coréia do Norte.
Estas manobras de grande escala começaram no último Sábado e nelas está envolvido o porta-aviões norte-americano Kitty Hawk e vários navios de guerra de ataque rápido. No último final de semana, fizeram exercícios 17 mil soldados norte-americanos, entre os quais 6 mil dos 32,5 mil efetivos que os Estados Unidos têm estacionados na Coréia do Sul.
Esta é a primeira vez que a Coréia do Norte assegura ter reforçado suas armas nucleares desde o dia 10 de fevereiro passado, quando o regime comunista local causou comoção mundial ao reconhecer que já possui este tipo de armamento. (Clarín, 22/3).