Ministra espanhola quer mais e melhor água
2005-03-22
A ministra do Meio Ambiente, Cristina Narbona, afirmou que cada vez mais os cidadãos entendem que é importante dispor de mais água e de água de melhor qualidade. Esta é uma das declarações da ministra alusivas ao Dia Mundial da Água, que se comemora hoje.
Narbona fez um balanço dos últimos 11 meses de gestão do governo socialista, que qualificou como um primeiro ano intenso, ao qual devem seguir-se novas reformas legais, sobretudo referentes ao direito de concessão e à criação de bancos públicos de água.
Ela lembrou que, no início da legislatura, houve um momento de grande intensidade quando foram adiada a transposição do Rio Ebro e aprovadas mais de cem atuações referentes às bacias mediterrâneas, o que possibilitou um debate político e social gracias ao qual cada vez mais a população entende que o importante é dispor de mais água e de agua de mais qualidade.
Narbona anunciou que, em maio, entrará em funcionamento a planta de San Pedro del Pinatar, em Múrcia, que produzirá 12 hectômetros cúbicos de água na fase inicial e, mais adiante, 24 hectômetros cúbicos por ano a mais. Assegurou ainda que foram dados incipientes na reorientação da política da água quanto a maior controle do gasto, adotando-se as Confederações Hidrográficas com mais e melhores meios materiais e humanos. (El Mundo, 22/3)