Lares mais ecológicos pagarão taxas de 600 libras na Inglaterra
2005-03-21
Residentes ingleses terão que pagar uma taxa de 600 libras para tornar suas casas mais verdes e eficientes do ponto de vista energético, ao seguirem planos de combate ao aquecimento global. Pessoas que venderem suas casas poderão oferecer um desconto de até 40% do seu valor de venda como recompensa para torná-las mais eficientes energeticamente, o que as tornará mais facilmente vendáveis. Se não tiverem planos para mudar, os donos de lares poderão ter descontos em algumas taxas.
A proposta será apresentada nesta semana pelo conselheiro de Energia do primeiro-ministro Tony Blair, Eddie Hyams. Ele alega que a medida deverá estar no centro das estratégias da questão da mudança climática após as próximas eleições.
Ao mesmo tempo, os ministros estão delineando planos para que cada casa tenha um selo energético, semelhante ao selo de A a G existente para os refrigeradores, que serve para reconhecer a eficiência energética de cada um.
Os ambientalistas acreditam que essas mudanças são essenciais, pois os residentes ignoram os efeitos ambientais de suas residências. Atualmente, 25 milhões de lares britânicos são responsáveis por um terço das emissões de gases de efeito estufa, um número maior do que o das emissões causadas por 26 milhões de carros que rodam no país. (The Independent, 20/3)